Sistema ATP-CP: fornece rapidamente energia através de fosfatos armazenados dentro dos músculos em exercício. Para atividades de intensidade máxima e de curto tempo.
[Gráfico 1) porcentagem de energia usada x tempo
Corrida
aos 10 segundos: maior gasto é de creatina fosfato
aos 40 segundos: maior gasto é de glicólise
a mais ou menos 3 minutos: maior gasto é do sistema aeróbio; cada vez menos gasto de creatina fosfato e de glicose.
A mais ou menos 5 minutos: predomina uso aeróbio; quantidade de glicose e de creatina fosfato irrisórios. ]
Quanto a energia
Intensidade máxima: usou 100% de energia
Intensidade absoluta: velocidade, potência, força, tempo para realizar trabalho.
Intensidade relativa: 11Km/h pode ser uma intensidade excessiva ou pequena, dependendo do indivíduo.
Pode, numa prova de corrida, correr usando 80 ou 60% de energia? Sim mas a 80 ou a 60% de uso de energia provavelmente implicará em rendimento e em resultado indesejáveis.
Maratona & cem metros:
Maratona, baixa intensidade absoluta e alta intensidade relativa.
Cem metros, alta intensidade absoluta e alta intensidade relativa
Sistema Aeróbico
.[ Gráfico 2) Uso de energia aeróbia quando em exercício X tempo
A mais ou menos 10 minutos: uso predominante de carboidrato CHO.
A mais ou menos 30 minutos: uso maior de gordura, lipídio e contribuição pequena de CHO. ]
“Não se começa a queimar gordura depois de 20 minutos só; já gasta pela troca respiratória” – ex: taxa 0,5 de troca respiratória é o gasto de CHO e de gordura meio a meio.
“É a intensidade que manda na duração do exercício e não a duração que manda na intensidade.”
Cooper, médico pesquisador dos Estados Unidos da América que defende exercício aeróbico, desenvolveu o teste de Cooper, que:
Não se deve aplicar em crianças de 12 anos.
Foi desenvolvido para soldados.
Para realizá-lo, correr 12 minutos, tem de ter treinamento
Mede o índice de capacidade aeróbia e consumo máximo de oxigênio.
Como aplicar fisiologia do exercício em esportes acíclicos como futebol, luta, ginástica e dança? Devemos decompor a atividade.
[Gráfico 3) freqüência de tiro de corrida no futebol x distância
Jogador de futebol dá muito mais tiros de 5 metros durante a partida do que de 10, 20, 30 ou 40 metros de distância. Jogador de futebol é fundista e não velocista, consome 60 miligrama de O2
Jogador de futebol percorre em média 10km por partida de 90 minutos
Jogador de futebol dá de 500metros a 700metros só de tiros, média de 70 tiros por 90 minutos; menos de um tiro por minuto. ]
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