quarta-feira, 27 de março de 2013

Lípolise , Beta Oxidação, Ciclo de degradação da proteína e Síntese de Proteínas




Olá. Na aula do dia  21 de março de 2013 estudamos lipólise que, através da quebra de lípidios, é outro mecanismo para obtenção de energia ATP.



Lipólise

Os ácidos graxos livres são captados e levados por FABP e FAT para dentro da célula, onde se torna palmitato acil, de 16 carbonos; antes estavam na circulação sangüinea.
Na célula, Cat1 capta palmitato acil até a carnitina em que acil se liga: vira acil carnitina palmitato. CAt2 depois capta acilcarnitina palmitato e transporta até a mitocôndria, carnitina sobra para se ligar ao palmitato acil a seguir, resultando em acil palmitato, de 16 carbonos, dentro da mitocôndria.
Depois o palmitato acil sofre beta oxidação (a quebra de triglicerídeos nas ligações beta), o que, para cada molécula de palmitato acil demora sete voltas (cada volta reconstitui 5 ATP; 35 ATP depois de todas), em que nas seis primeiras cada uma forma um AcetilCoensimaA e na última, dois. Também NADH e FADH são oxidadas nas voltas.

Cada molécula de AcetilCoA formada se liga a oxalacetato e forma citrato e implica no Ciclo de Krebs, formando 3 NADH, 1 FADH e 1 ATP; ao todo, cada molécula de AcetilCoA implica na síntese de 12 ATP

Como nas voltas de Beta oxidação formam-se 8 Acetil CoA, são oito ciclos de krebs a cada palmitato acil, o que dá 12ATP vezes oito voltas igual a 96 ATP.

Somando aos 35 ATP sintetizados nas voltas de beta oxidação e descontando 2 ATP pelo consumo na ativação, o total no final são 129 ATP produzidos por palmitato acil que vão para a cadeia respiratória.

Vejamos alguns conceitos sobre Gordura:


1)O tecido adiposo é reserva de lipídios (gordura), é subcutâneo, recobrindo todo o nosso corpo, até na testa; no abdomen o tecido é adiposidade visceral.

2)Gordura, é a ligação de três moléculas de ácidos graxos com uma de glicerol.

3) Hiperplasia e hipertrofia de gordura da gestação a maternidade:
Até os 3 meses após nascimento houve muito ganho de adipócitos, hiperplasia (aumento do número)
Até os nove meses a hipertrofia( aumento do tamanho) dos adipócitos teve mais relevância.
Novamente, dos 10 meses aos três anos de idade predominou no desenvolvimento mais a hiperplasia do que a hipertrofia dos adipócitos.
A partir dos 11, 12 anos ocorre o estirão puberbal, mais hiperplasia.
E quando a maturidade biológica é atingida, começa a ser pouco o incremento de adipócitos no organismo.

4) você pode ver pessoas gordas de proporções iguais de comprimento vertical e horizontal, mas não quer dizer que tenham o mesmo número de adipócitos, pois um pode ser hiperplásico (com mais números de adipócitos, geralmente gordo desde a infância, e sofre mais para emagrecer e facilmente recupera os "quilos" que perde) e o outro hipertrófico (geralmente engorda pela vida adulta, na maturidade).

5) Exercício localizado não queima gordura localizada porque a mobilização dos ácidos graxos é sistêmica, e ativa Lipase Lipoprotéica (LLP) e Lipase Hormônio Sintetizante (LHS) na circulação de todo o corpo.

6) O Depósito localizado de gordura mais em uma parte do corpo do que em outra depende de onde se localiza a maioria dos receptores (estruturas protéicas que recebem hormônios) de glucagón no organismo; onde tem mais gordura é o local em que estão mais receptores de glucagón.



Além de β-oxidação estudamos o ciclo de degradação da proteína, bastante breve, e revisamos síntese de proteínas.



Ciclo de degradação da proteína

A proteína (fonte de glicose), quando quebrada, implica uma série de aminoácidos como a Alanina. Alanina, na circulação, é captada pelo fígado, para dentro, e a desamina formando piruvato e NH2.
Depois piruvato é convertido em glicose, e, pela circulação, se direciona para o músculo, formando-se piruvato que se configura em Alanina e novamente em proteína.

Síntese de Proteínas

O DNA contém planos detalhados para cada proteína que é sintetizada. Isso determina o crescimento e o desenvolvimento de células, de tecidos e do organismo inteiro.

Na escada de DNA configurada por sequências de bases (adenina, timina, citosina, guanina), a cada trinca de bases se codifica em um aminoácido.
No núcleo é feita uma transcrição do código pelo RNAmensageiro, que parte para o citoplasma a encontro dos ribossomos, onde se monta as proteínas.

Nos ribossomos um RNAtradutor se alinha ao RNAmensageiro formando ligações peptídicas entre dois aminoácidos por vez. Esse RNAtradudor se destaca e outro se acopla no mensageiro, assim se formando a cadeia de proteína que cresce até que um codón do RNAmensageiro determine o fim do crescimento da cadeia.


Alguns conceitos:

1) Músculo serve para depositar energia e é feito de proteína (composta por aminoácidos); proteína não é armazenada.
2) Organismo com pouco glicogênio armazenado se exercitando libera muito mais nitrogênio e uréia pelo suor do que um organismo com quantidade ideal de glicogênio armazenado.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário